Indivíduos com obesidade perderam até 22,5% do peso corporal ao tomar Tirzepatida, diz estudo Americano.

Na última segunda, 25 de setembro, a Anvisa deu o aval para o Mounjaro, um medicamento inovador da Eli Lilly, focado no tratamento de diabetes tipo 2. Essa nova injeção semanal auxilia no controle da glicose no sangue em adultos, sempre que acompanhada de dieta e exercícios físicos.

O estudo SURMOUNT-1 descobriu que indivíduos com obesidade perderam até 22,5% do peso corporal ao tomar Tirzepatida.
Este medicamento oferece suporte no controle dos níveis de glicose no sangue em pacientes adultos quando utilizado em conjunto com orientações dietéticas e atividade física.

O sinal verde para o Mounjaro veio após intensa pesquisa. Estamos falando do programa SURPASS, que englobou 10 estudos clínicos de fase 3 e contou com a participação de mais de 19 mil pacientes globalmente, inclusive no Brasil. O que se viu foi promissor: o medicamento não apenas reduz os níveis de açúcar no sangue como também contribui para a perda de peso, de forma segura.

Mas o que torna o Mounjaro especial? Ele tem um efeito dual. Ao contrário de medicamentos como o Ozempic/Wegovy (semaglutida) e Saxenda (liraglutida), que atuam apenas no hormônio GLP-1, o Mounjaro age em dois frontes. Ele foca tanto no GIP quanto no GLP-1, dois hormônios cruciais para o controle glicêmico.

Pesquisadores sugerem que a razão de a tirzepatida ser tão eficaz em reduzir os níveis de glicose no sangue e induzir a perda de peso é que os dois hormônios que ela imita trabalham de modo sinérgico.
Além de ser a medicação com maior potência glicêmica já aprovada até hoje, ele conseguiu fazer com que indivíduos tivessem um controle glicêmico semelhantes ao de pessoas sem diabetes.

A obesidade afeta 650 milhões de pessoas em todo o mundo e quase metade dos americanos. A obesidade é uma doença crônica com opções de tratamento limitadas que aumenta o risco de outras condições relacionadas com o peso e tem um impacto negativo na saúde geral.

Se você quer saber mais sobre quais condutas terapêuticas são indicadas no tratamento da Obesidade, clique no link da bio.