Autor de livros, Antônio Carlos Gomes integra o grupo docente do Instituto Caduceu

Formado em educação física desde 1984, o professor e ex-coordenador do Clube Athletico Paranaense (2000-2009) Antônio Carlos Gomes é um dos nomes de destaque do Instituto Caduceu.

Com experiência na área de preparação física, ele começou a dar aulas no instituto em 2023, abordando os princípios científicos do treinamento desportivo e a carga de treino no esporte. “Comecei minha carreira na década de 70 como atleta na modalidade de atletismo”, relata.Aos 63 anos, ele relembra um pouco de sua trajetória na universidade e no esporte. Formado em educação física em 1984, Antônio Carlos foi preparador físico de futebol e treinador de atletismo durante muitos anos. 

Além da graduação, o profissional buscou aprimoramento e realizou uma especialização em treinamento desportivo pela Universidade Gama Filho. Em 1986, ele se aventurou ainda mais e foi para a antiga União Soviética (URSS) para cursar o mestrado e o doutorado em Ciências do Esporte. Ao longo da carreira, Antônio Carlos Gomes foi coordenador de cursos no Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e na Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e atuou como treinador de atletismo; pesquisador em esporte; professor de graduação e orientador acadêmico. 

Além disso, ele é o criador do Departamento de Ciências do Esporte no Futebol.Sua experiência na área rendeu mais de 25 livros publicados sobre o esporte de rendimento, além de dezenas de artigos acadêmicos. Ele destaca  que sua maior experiência profissional foi a de ganhar títulos internacionais no esporte como treinador e coordenador em jogos olímpicos e campeonatos mundiais. “Tenho o propósito de inovar os conceitos na área do esporte”, ressalta.